segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Por: Lais Trivelatto



Texto: Meu primeiro beijo, de Antonio Barreto


Público alvo: 8º e 9º anos


Duração: 4 aulas.




                                    üObjetivos:

-Trabalhar as habilidades de leitura, envolvendo: o antes, o durante e o depois. 
-Analisar a estrutura do gênero textual.
- Possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de leitura e o prazer pela mesma.

                     ü Situação de aprendizagem:

- Para a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos o professor poderá fazer perguntas como: avaliando o título, vocês já ouviram falar sobre esse texto? Já deram o primeiro beijo? Que tipos de sentimentos o envolvem? É preciso estar apaixonado para beijar?
Levantamento de hipóteses:
A cada momento da leitura, o professor fará perguntas para instigar e contextualizar as informações contidas no texto.

                                       ü Finalidade da leitura:

Despertar o gosto pela leitura, enriquecimento vocabular, compreensão, interpretação e localização de informações contidas no texto (explícitas e implícitas).

                    ü Relações de interdiscursividade e de intertextualidade:

Percepção de outros gêneros textuais, como citações de textos científicos e bilhete, que poderão ser explorados após a leitura.

                                            ü  Apreciação estética e afetiva:



Permitir que o aluno expresse seus sentimentos, opiniões e valores sobre o tema abordado e que consiga colocá-los em prática no seu cotidiano.

   ü  Conclusão:

Após a troca de impressões sobre o texto trabalhado é sugerida a leitura, como intertextualidade de um novo texto que aborde o mesmo tema: O primeiro beijo, de Clarice Lispector. 

                                                                      ü REFERÊNCIAS:

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do meu primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.http://pensador.uol.com.br/clarice_lispector_o_primeiro_beijo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário