Por: Lais Trivelatto
Texto: Meu primeiro beijo, de Antonio Barreto
Público alvo: 8º e 9º anos
Duração: 4 aulas.
üObjetivos:
-Trabalhar as habilidades de leitura, envolvendo: o antes, o durante e o depois.
-Analisar a estrutura do gênero textual.
- Possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de leitura e o prazer pela mesma.
ü Situação de aprendizagem:
- Para a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos o professor poderá fazer perguntas como: avaliando o título, vocês já ouviram falar sobre esse texto? Já deram o primeiro beijo? Que tipos de sentimentos o envolvem? É preciso estar apaixonado para beijar?
Levantamento de hipóteses:
A cada momento da leitura, o professor fará perguntas para instigar e contextualizar as informações contidas no texto.
ü Finalidade da leitura:
Despertar o gosto pela leitura, enriquecimento vocabular, compreensão, interpretação e localização de informações contidas no texto (explícitas e implícitas).
ü Relações de interdiscursividade e de intertextualidade:
Percepção de outros gêneros textuais, como citações de textos científicos e bilhete, que poderão ser explorados após a leitura.
ü Apreciação estética e afetiva:
Permitir que o aluno expresse seus sentimentos, opiniões e valores sobre o tema abordado e que consiga colocá-los em prática no seu cotidiano.
ü Conclusão:
Após a troca de impressões sobre o texto trabalhado é sugerida a leitura, como intertextualidade de um novo texto que aborde o mesmo tema: O primeiro beijo, de Clarice Lispector.
ü REFERÊNCIAS:
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do meu primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.http://pensador.uol.com.br/clarice_lispector_o_primeiro_beijo
Nenhum comentário:
Postar um comentário