quinta-feira, 6 de junho de 2013

A arte de navegar nas emoções

                                                    Por: Márcia Rosana Ramos da Silva

Ler é algo muito prazeroso, é viajar na imaginação de cada situação apresentada, muitas vezes, ser sentir parte dela.
A primeira situação que tive, foi minha mãe lendo para mim e minha irmã, ainda muito pequenas, as mirabolantes estórias infantis, incentivando-nos, assim, pelo prazer da leitura desde tenra idade.  
Na adolescência, lembro-me que, era “moda”  estar bronzeada e, vaidosa como sempre fui, não iria ficar fora dos padrões.  Então, para aproveitar bem o dia, unia o “útil ao agradável”: ia à biblioteca da cidade, escolhia uma literatura contextualizada com a idade e ficava estirada ao sol por longo tempo.
Assim desde então, a leitura sempre fez parte da minha vida. Quando não havia programado nada em especial para ler e estava ociosa, lia de tudo: bula de remédio, manual de instrução, receitas culinárias...
Mas, o que me fascina e me faz viajar nas entrelinhas, são os romances, comédias, crônicas, autobiografias, livros de autoajuda; incluindo a bíblia que, para mim, é um manancial de conhecimento histórico, instrucional e, principalmente, motivacional que me leva a refletir na amplitude do meu ser,
Como disse Danuza Leão:
“E não me guio muito pela lista dos mais vendidos. Sou uma anarquista mental; Que me desculpem os literatos, mas para mim ou um livro é bom ou não“
 Assim também é o meu pensamento, sejam os mais vendidos ou não, independentes do autor, o que é necessário, é me prender nas primeiras páginas. 
E lá vou eu novamente navegar nas emoções..... e por sua vez, me inspirando a escrever muito mais além de mim mesma....

Nenhum comentário:

Postar um comentário