quarta-feira, 5 de junho de 2013




Semente do conhecimento

     Meu ingresso no mundo da leitura aconteceu bem tarde, infelizmente na minha infância não tive nenhum contato com livros, minha família não era e nem é formada por leitores, nunca ouvi um conto de fadas ou uma história antes de dormir. Minha mãe com muita dificuldade conseguiu concluir a quarta serie, não teve oportunidades de estudar e nem intimidades com o universo da fantasia e da leitura, até a idade de onze anos eu cresci sem a influência de me tornar uma leitora.

     O meu primeiro contato com os livros foi na catequese, me lembro da professora nos apresentando a bíblia e falando que ali continha várias histórias e que iria ler uma, recordo com detalhes a maneira com que ela narrava uma das parábolas “O filho pródigo” e pela primeira vez, tive a sensação de viajar sem sair da sala onde me encontrava, eu consegui naquele momento imaginar o cenário que ela descrevia e aquilo para mim foi fascinante, foi um dos primeiros estímulos que tive pra começar a ler, e acredite, o primeiro livro que entrou na minha casa foi uma bíblia, que “implorei de joelhos” para ganhar de presente de aniversário.
     Nasceu, então, o gosto de ler, procurava sempre nas bibliotecas livros com poucas páginas, mas não era por preguiça e sim a curiosidade de chegar logo ao final da história. Recordo das minhas primeiras leituras obrigatórias na escola, “Uma luz no fim do túnel, Açúcar amargo” não foram tão prazerosas pra mim, mas como eu já tinha um bom relacionamento com os livros se tornou bem fácil ler.
     Consegui me tornar leitora e encontrar satisfação nos livros, mesmo sem a influência familiar, acredito que a leitura modifica e transforma a minha vida todos os dias.

Luciléia Ribeiro.

Um comentário:

  1. Lucélia, você começou tarde a ser apresentada a leitura, mas é prova de que isso não prejudicou o amor pela leitura, hoje muitas crianças na também tem só a escola como incentivo, pois em suas casas muitos pais nem sabem ler. Eu tenho uma aluna de 6º ano que me disse a semana passada que ela e a irmã que está no 4º ano estão ensinando a mãe ler e escrever. O nosso papel é muito importante dentro da escola no que tange ao incentivo a leitura porque muitos como você não tem a oportunidade de ser leitores por influência familiar.

    ResponderExcluir