segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO “MEU PRIMEIRO BEIJO”, DE ANTONIO BARRETO

Por: Gileusa Soares da Silva Carpanezi

1º Passo: O professor, antes da leitura faz perguntas que trabalhem, por meio da oralidade:

     A ativação de conhecimento de mundo;
     A antecipação ou predição;
     O levantamento de hipóteses.


Questões sugeridas:

1- Levando em consideração o título, do que você acha que irá tratar o texto?

2- Quais são os sentimentos  ou sensações que surgem no momento do primeiro beijo?

3- Você já passou por esta experiência?  Lembra o que sentiu no momento?

Obs.:  O professor também pode trabalhar com a tempestade de palavras  e anotar na lousa todos os sentimentos que os alunos forem relacionando ao momento do primeiro beijo:

2º Passo:  Leitura do texto

O professor pode ler com os alunos o texto fazendo paradas estratégicas para criar expectativa aos acontecimentos. Por exemplo, pode ler o primeiro parágrafo e perguntar aos alunos se já dá para saber se o narrador da história  é um garoto ou uma garota. Pode perguntar também como acham que foi o primeiro beijo das personagens.

Pode perguntar se, observando o bilhete que o Cultura Inútil escreveu e a fala dele, é possível descrevê-lo psicologicamente.


3º Passo:  Após a leitura o professor pode fazer algumas perguntas orais ou escritas para retomar o entendimento do texto lido, trabalhando:

        A LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES  NO TEXTO;

        A COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES;

        GENERALIZAÇÕES

 1 – Como pudemos observar o texto narrou a experiência do primeiro beijo entre um casal de adolescentes. Com base na leitura que você fez aponte:

a)Quem narra a história?

b-Quem são as personagens envolvidas?

c)Onde se passam os acontecimentos narrados?

d)Quando  aconteceu o primeiro beijo?


2- Para a protagonista, como foi a experiência do 1º beijo? Aponte trechos do texto que comprovem sua resposta.

3- Localize no texto em que momento podemos perceber, além do bilhete, que o “Culta” era apaixonado pela protagonista?

4 -  A narradora da história finaliza o texto com um pensamento sobre o que sentiu no seu primeiro beijo, que foi um momento muito marcante: “Mas foi inesquecível”.  Você já deve ter passado por outras experiências marcantes.  Seria capaz de citá-las Quais são?

4º Passo:  O professor pode trabalhar, por meio de questões escritas:

    A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS E GLOBAIS;
 
1 -  No texto, alguns elementos nos permitem  afirmar que  as personagens são adolescentes. Que  elementos são estes?

2 –Atente-se para os apelidos “Cultura Inútil” e “Paracelso”, referentes ao garoto.  O que eles nos possibilitam deduzir sobre a personalidade deste personagem? Cite outras características que comprovem sua resposta. Ou  Pela fala do “Culta” é possível traçar o perfil dele? Que tipo de pessoa ele parece ser?

5º Passo: trabalhar a RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO.

1 – Na referência bibliográfica, ao final do texto, há informações importantes. Por meio delas, indique:

a)Quem é o autor do texto? Você já o conhecia? Já leu outro texto dele?

 b)Em que gênero podemos enquadrar o texto “Meu primeiro beijo”. Em que você se baseou para dar sua resposta?

Obs.: O professor pode apresentar o portador deste texto ao aluno: um livro e dizer ao aluno que o texto é, na verdade o capítulo de  um livro:

c) Considere o título do livro em que o texto foi publicado: “Balada do primeiro amor”. O que você acha que a narradora irá contar nos outros capítulos?  Que histórias você imagina que ela irá nos contar?

Obs: com esta questão o professor trabalhará com a expectativa de leitura  do livro.

6º Passo: INTERTEXTUALIDADE  e  INTERDISCURSIVIDADE.

O professor pode propor a leitura de duas músicas e de outros textos, em seguida, fazer alguns questionamentos a respeito do modismo “ficar”, trabalhando, assim a argumentação por meio da oralidade.

1- Em qual das duas músicas encontramos a mesma temática do texto “Meu primeiro beijo”?  Justifique sua resposta.

2 – Após a leitura dos textos, qual é a sua opinião sobre o campeonato de beijos, mencionado no texto “Geração Beijo na Boca”?

3 -  Você é a favor ou contra a “Ficação”?  Por quê?

4 – Segundo o texto “Descubra os riscos de sair beijando todo mundo durante folia”, o ato de beijar desta forma pode trazer consequências sérias.  Quais são elas?  Por quê?



Aquele beijo que te dei

Roberto Carlos

Aquele beijo que te dei
Nunca, nunca mais esquecerei
A noite linda de luar
Lua testemunha tão vulgar
Aquele beijo que te dei
Nunca, nunca mais esquecerei
A noite linda de luar
Lua testemunha tão vulgar

Lembro de você e fico triste
Até me dá vontade de chorar
De lembrar que o amor não mais existe
Não mais existe mas eu sempre hei de te amar

Lembro de você e fico triste
Até me dá vontade de chorar
De lembrar que o amor não mais existe
Não mais existe mas eu sempre hei de te amar

Aquele beijo
Nunca mais esquecerei
O beijo que te dei

Lembro de você e fico triste
Até me dá vontade de chorar
De lembrar que o amor não mais existe
Não mais existe mas eu sempre hei de te amar

Lembro de você e fico triste
Até me dá vontade de chorar
De lembrar que o amor não mais existe
Não mais existe mas eu sempre hei de te amar

Aquele beijo
Nunca mais esquecerei
O beijo que te dei

Nunca mais esquecerei
O beijo que te dei

Link: http://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/aquele-beijo-que-te-dei-1965.html#ixzz2Pdq4LfB7


Beijar na boca

      Cláudia Leite    


 Eu estava numa vida de horror
Com a cabeça baixa sem ninguém me dá valor
Andava atrás (thururu) da minha paz (thururu)

Agora que mudou a situação
Choveu na minha horta vai sobrar na plantação
Deixei pra traz (thururu), pois tanto faz (thururu)

(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais)
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... Pra sempre (2x)

Já me livrei daquela vida tão vulgar
Me vacinei de tudo que podia me pegar
Corri atrás (thururu)
Quem tenta faz (thururu)

Eu ando muito a fim de experimentar
Meter o pé na jaca sem ter que me preocupar
Eu quero mais mais mais mais...

(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais)
Eu quero mais é beijar na boca
e ser feliz daqui pra frente...pra sempre (2x)

Link: http://www.vagalume.com.br/claudia-leitte/beijar-na-boca.html#ixzz2PdqtNt

7º Passo:   O professor pode perguntar aos alunos se eles se lembram de filmes, quadros, fotos, livros em que a temática fosse a questão do primeiro beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário