Plano de aula
Por: Luciléia Ribeiro
Trabalho desenvolvido em grupo. Encontro presencial Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Trabalho desenvolvido em grupo. Encontro presencial Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Texto: Meu primeiro beijo
Autor:
Antônio Barreto
Disciplina: Língua Portuguesa
Público
alvo: 7º ano
Objetivos: Leitura e estudo do gênero,
localizar informações explicitas e implícitas no texto, identificar elementos
da narrativa e o conflito gerador da narrativa, Produção de narrativa e preenchimento
de ficha organizativa.
Antes da leitura:
Ativação de conhecimento de mundo
ü
Apresentação de imagens com beijo e diferentes
manifestações de sentimento.
ü
O professor pergunta aos alunos qual o
significado do beijo nas fotos.
Inferências globais.
ü Debate coletivo sobre a pergunta:
- O que significa o beijo?
Durante o texto:
Localização de informações
ü
Leitura do texto
ü
Levantamento de vocabulário.
ü
Dados sobre o autor.
ü Intertextualidade
Estratégias
ü Leitura
compartilhada do texto
ü Questões
sobre os elementos da narrativa: Personagens, espaço, elementos, tempo e foco narrativo.
ü Uso
do dicionário.
ü Pesquisar
na Internet dados sobre o autor (usar o Acessa Escola)
ü O
professor trabalhará intertextualidade perguntando aos alunos o que eles
conhecem sobre outras obras cujo tema seja o beijo; exemplos: músicas, filmes e
poesias.
Sugestões de Música: Já sei namorar (Tribalistas);
Beijo, beijinho, beijão (Novela Carrossel).
ü
Preencher ficha organizativa contendo
informações do texto, autor, espaço e tempo.
ü Xérox
ü
Rádio
ü
Lousa e giz
ü
Internet
ü
Fichas organizativas
Depois da leitura
Produção
oral
ü Os
alunos deverão entrevistar os pais e familiares sobre a experiência do primeiro
beijo.
ü Socialização
sobre as entrevistas feitas com pais e familiares.
ü Discussão
e apreciação do texto. Produção de texto.
ü Produção
de texto coletivo. (Professor: escreva na lousa o texto, puxe ideias dos
alunos, fazendo com que todos opinem e desenvolva o texto juntos, os alunos
copiam o texto no caderno depois de pronto, faça com que eles
desenvolvam uma análise crítica do texto depois de pronto e pergunte se querem
mudar algo).
ü Indicar
ao aluno a leitura da obra: Balada do Primeiro Amor.
Avaliação
ü Produção
individual de texto.
ü Preenchimento
da ficha organizativa.
ü Participação
da Socialização de entrevistas feita com os familiares.
ü Ilustração
do texto ou produção de histórias em quadrinhos usando linguagem verbal ou não
verbal
Nenhum comentário:
Postar um comentário