domingo, 16 de junho de 2013


Plano de aula

Por: Luciléia Ribeiro


Trabalho desenvolvido em grupo. Encontro presencial Melhor Gestão, Melhor Ensino.




Texto: Meu primeiro beijo
Autor: Antônio Barreto

Disciplina: Língua Portuguesa
Público alvo: 7º ano

Objetivos: Leitura e estudo do gênero, localizar informações explicitas e implícitas no texto, identificar elementos da narrativa e o conflito gerador da narrativa, Produção de narrativa e preenchimento de ficha organizativa.


Antes da leitura:

   Ativação de conhecimento de mundo
ü  Apresentação de imagens com beijo e diferentes manifestações de sentimento.
ü  O professor pergunta aos alunos qual o significado do beijo nas fotos.

     
 Inferências globais. 

   ü   Debate coletivo sobre a pergunta:
- O que significa o beijo?

Durante o texto:

 Localização de informações

 ü  Leitura do texto
 ü  Levantamento de vocabulário.
 ü  Dados sobre o autor.
 ü  Intertextualidade

  Estratégias

ü  Leitura compartilhada do texto
ü  Questões sobre os elementos da narrativa: Personagens, espaço, elementos, tempo e foco narrativo.
ü  Uso do dicionário.
ü  Pesquisar na Internet dados sobre o autor (usar o Acessa Escola)
ü  O professor trabalhará intertextualidade perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre outras obras cujo tema seja o beijo; exemplos: músicas, filmes e poesias.
Sugestões de Música: Já sei namorar (Tribalistas); Beijo, beijinho, beijão (Novela Carrossel).
    ü  Preencher ficha organizativa contendo informações do texto, autor, espaço e tempo.



  Recursos utilizados.


    ü Xérox
    ü  Rádio
   ü  Lousa e giz
  ü  Internet
 ü  Fichas organizativas






Depois da leitura

      Produção oral

 ü  Os alunos deverão entrevistar os pais e familiares sobre a experiência do primeiro beijo.
 ü  Socialização sobre as entrevistas feitas com pais e familiares.
 ü  Discussão e apreciação do texto. Produção de texto.
 ü  Produção de texto coletivo. (Professor: escreva na lousa o texto, puxe ideias dos alunos, fazendo com que todos opinem e desenvolva o texto juntos, os alunos copiam o texto no caderno depois de pronto, faça com que eles desenvolvam uma análise crítica do texto depois de pronto e pergunte se querem mudar algo).
 ü  Indicar ao aluno a leitura da obra: Balada do Primeiro Amor.

 Avaliação

         ü Produção individual de texto.
 ü  Preenchimento da ficha organizativa.
 ü  Participação da Socialização de entrevistas feita com os familiares.
 ü  Ilustração do texto ou produção de histórias em quadrinhos usando linguagem verbal ou não verbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário