domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM




Por: Vladia Terezinha Ziviani

Texto: O Primeiro Beijo 

 OBJETIVOS: - 

TRABALHAR LEITURA E ESCRITA;

- LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL;

- INTERTEXTUALIDADE;

- LEITURA CONTEXTUALIZADA;

- INTERDISCIPLINARIDADE.

 PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


ATIVIDADE DE LEITURA 

MEU PRIMEIRO BEIJO 
(ANTONIO BARRETO) 


É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com a Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...

Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:

“Você é a glicose do meu metabolismo.

Te amo muito!

“Paracelso”

E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.

No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:

- Um beijo pode deixar a gente exausta, sabia? - Fiz cara de desentendida.

Mas ele continuou:

- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:

- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânicas; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...

Aí a bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.

E de repente o ônibus já havia chegado ao ponto final e já tínhamos transposto juntos, o abismo do primeiro beijo.

Desci, cheguei a casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltou, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6 

CONHECIMENTOS PRÉVIOS: 

QUAL LINGUAGEM ESTÁ SENDO UTILIZADA NESTA IMAGEM?

A QUAL GÊNERO PERTENCE?

VOCÊ CONHECE ESTA IMAGEM? LEMBRA ALGO?

OS PERSONAGENS SÃO CONHECIDOS?                               

INFERÊNCIAS LOCAIS: 

EM QUE SITUAÇÃO VOCÊ PODE TER UMA ATITUDE COMO ESSA, MOSTRADA NESSAS IMAGENS?  

O QUE É PROIBIDO, OU PERMITIDO? 

Quais os personagens envolvidos no texto lido Meu Primeiro Beijo?

No texto, há personagens secundários?

Pontue alguns traços psicológicos notados nos personagens.

Em que espaço se dá os acontecimentos?

O tempo da narrativa é  apresentado de forma cronológica ou não? A trama cobre um período longo ou curto de tempo?

- Peça sempre que os alunos justifiquem suas respostas. Quando for pertinente, solicite-lhes que destaquem trechos do texto que ilustrem as respostas dadas. 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES 

1. O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. 

a) Que momento é esse?

b) Quando e onde aconteceu?

c) Com quem ela viveu essa experiência?

d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.

e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista?

- Professor: na última pergunta, espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma história em primeira pessoa, o autor consegue exprimir mais veracidade e mais emoção.

2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.

a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.

b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.

3. Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.

a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.

b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.

4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.

5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?

6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.”  A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.

a) Que figura é essa?

b) A que se refere essa figura?

7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?

8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?

a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.

b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.

c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.

d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.

9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história? 

(Dê tempo para que os alunos façam as atividades e depois corrijam esses exercícios  oralmente. Ouça as respostas dadas por eles e complete-as, caso necessário).

2 comentários:

  1. Ao término da questão 9 podemos questionar a idade que cada um considera ser a certa e/ou a melhor para o primeiro beijo e quais as expectativas, sensações e frustrações eles sentem ou já sentiram.

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão , mas precisamos publicar a sua situação de aprendizagem também, podemos colar essa questão na sua situação se quiser.
    Beijos.

    ResponderExcluir