sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lembranças de outrora

                                                        Por Vládia Terezinha Ziviani

Sempre adorei ler e o escrever acabou contribuindo para o desenvolvimento do meu intelecto. Para mim, descobri que a leitura foi uma forma exemplar de aprendizagem e tive várias experiências positivas com a linguagem e leitura no ensino fundamental, pois li quase a coleção completa da série Vaga-Lume. Li da ''Borboleta Atíria'' e viajei pela ''Montanha Encantada ''. Descobri que podemos ser ajudados pelos livros, aumentando a capacidade crítica e só assim aprendi a fazer escolhas entre o mundo fantástico da leitura. Acredito que foi nos livros que aprendi a desvendar mistérios e queria devorá-los  para chegar ao final. "O Escaravelho do Diabo" e "As Minas de Ouro" foram livros que me fascinaram. Só depois dessa aventura que passei a conhecer o mundo também fantástico de Monteiro Lobato, a Emília podia tomar a pílula e desaparecer para viajar em diferentes lugares. Acho que sempre quis ser a Emília que , arrogante e pretensiosa, amava procurar viajar pelo reino encantado do fundo do mar.Se soubesse o quanto de valioso foi esse tempo de descobrir a leitura, teria lido mais.

2 comentários:

  1. Olá Vládia, como é maravilhoso termos experiências e histórias pra contar dos primeiros contatos com a leitura. Isso nos faz saber ainda mais que, se escolhemos sermos professores, em especial na área de Letras, são as coisas de outrora que nos incentivaram para isso. Que possamos contagiar nossos alunos a serem grandes protagonistas de sua própria vida através da leitura e escrita.
    Abraços

    Márcia Ramos

    ResponderExcluir
  2. Ler mais: Este é o desafio que estamos sempre lançando para nossos alunos, para o povo brasileiro. O prazer da leitura é um valioso presente, sem dúvida!
    Lais.

    ResponderExcluir